- Área: 2322 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG + SG
-
Fabricantes: Arconic, Cinca, Fiandre, GRANITTI FIANDRE, Lledò, Object Carpet, Walter Knoll, Wilkhahn
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta obra reflete a necessidade de adaptar as instalações existentes aos novos parâmetros da imagem corporativa da marca PORSCHE. O Centro Porsche Lisboa, está localizado no edifício Entreposto, nos Olivais, edifício de referência na cidade de Lisboa.
Outra premissa importante nesta intervenção, era o aumento de área do concessionário, quer nas áreas de vendas e exposição, quer nas áreas destinadas ao pós-venda, oficina e áreas de apoio. Para atingir este objectivo, foi necessário expandir horizontalmente a ocupação até à fachada tardoz e também recorrer à criação de mezzannines, aproveitando o pé-direito existente até ao seu limite.
Assim, a instalação divide-se em 3 grandes zonas: exposição e vendas junto à fachada principal; oficina a tardoz; parqueamento e recepção de viatura, área esta que liga as duas primeiras zonas.
A exposição ganhou área, permitindo a permanência de mais viaturas expostas e também ajustar as áreas de atendimento para os novos recursos humanos. A imagem de marca PORSCHE reduz os planos de vidro de fachada, promovendo assim a iluminação interior direcionada, a qual confere mais destaque aos modelos expostos, como se de um museu se tratasse.
A mezzannine surge ao fundo, quase suspensa, através da construção em perfis metálicos leves que lhe dão elegância e permitem a localização de gabinetes de vendas, área de espera e sala de reuniões.
O parqueamento interior, espaço essencial para este tipo de instalação, dá apoio à circulação de viaturas para o salão de exposição, para a inspeção direta e para a oficina. Também aqui foi criada uma mezzannine, onde estão instalados vários gabinetes de apoio à área de pós-venda. Estes pisos superiores estão dotados de envidraçados que ampliam a visibilidade em todas as direções.
O espaço destinado aos serviços oficinais, além de sofrer um aumento de área, ganhou luz e ventilação natural, com o rasgar de toda a extensão de fachada tardoz, tornando-o um espaço mais agradável de trabalho e ao mesmo tempo permitindo a diminuição de custos associados ao consumo de energia eléctrica. Mais uma vez surge uma mezzannine, agora para implantação de espaços complementares ao serviço de reparação.
Para além dos materiais e acabamentos constantes das guidelines PORSCHE, é possível identificar neste projeto a imagem associada ao atelier OW arquitectos, com o desenho minimalista mas elegante, funcional e procurando corresponder aos standards da marca em causa.
Na fachada do edifício Entreposto para identificação da marca, foi colocado um revestimento metálico e o lettering de acordo com as directrizes preconizadas pelo design PORSCHE.